Usar saco de dormir é prejudicial para o bebê?
Os sacos de dormir para bebês já são comuns há anos em alguns lugares do mundo, mas por aqui a popularização ainda é recente. Trata-se de uma maneira mais segura para dar conforto e manter a temperatura dos nenéns durante a noite em comparação aos cobertores soltos.
Diferente das mantas e cobertores normais, os sacos de dormir são costurados na parte inferior (como um saco). A parte superior, entretanto, é presa aos ombros e deixa a cabeça e os braços dos pequenos livres.
Há vários tipos de materiais e tamanhos de sacos de dormir. De maneira geral, eles são indicados para os bebês com poucos dias de vida até 18 meses — mas podem ser utilizados em crianças até 3 anos de idade.
Os sacos de dormir são seguros
Os sacos de dormir são mais seguros em comparação às mantas e cobertores tradicionais. Quando são utilizadas peças soltas como cobertores, os riscos de acidentes são maiores, por isso esses itens são contraindicados até o primeiro ano de vida dos pequenos, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Entre os principais perigos está o sufocamento, uma vez que os cobertores e mantas mudam facilmente de posição, inclusive podendo cobrir o rosto dos bebês, obstruindo nariz e boca.
Além de garantirem maior segurança, os sacos de dormir geram mais conforto e permitem uma melhor manutenção da temperatura adequada durante a noite.
Alguns cuidados
Da mesma forma que os cobertores são contraindicados, sacos de dormir grandes demais ou com a abertura da cabeça muito larga também são perigosos. Eles podem fazer com que o bebê deslize para dentro do saco causando asfixia.
Por isso, ele precisa ter um tamanho adequado para a idade do neném, e possuir abertura para que os braços permaneçam soltos. Os braços e a cabeça livres permitem que o bebê regule a temperatura corporal, além de serem importantes caso ele já consiga rolar.
Também não são recomendados os sacos de dormir que possuam capuzes ou outras partes que fiquem próximas à cabeça, pelo risco de sufocamento. Além disso, é preciso estar atento a possíveis danos no tecido ou partes soltas como fios ou cordões, que podem causar acidentes.
O material utilizado também deve condizer com a temperatura. Para ambientes ou dias mais frios, são recomendados tecidos que consigam manter o pequeno aquecido; já em dias quentes, a opção por materiais mais leves e frescos é mais adequada. Ainda assim, é importante prestar atenção à temperatura do quarto para evitar o superaquecimento do bebê.
A maneira mais segura de utilizar o saco de dormir é posicionando o neném sempre com a barriga para cima.